Classificação: Jovem Adulto | Editora: Rocco | Autora: Suzanne Collins | Paginas: 413 | ★★★★★ (favorito)
Antes de começar a resenha queria dizer que minha irmã querida está na foto também pois foi graças a releitura dela que pude fazer uma resenha sobre o livro antes do filme estrear, afinal é sempre bom ter uns quotes em meio a resenha para enriquecer mais a mesma, então, obrigada Thay.
Li Em Chamas a um bom tempo já e é incrível como cada detalhe aparece fresco em minha mente ainda. O segundo livro da trilogia Jogos Vorazes com certeza é meu favorito dos três, por que, apesar de o primeiro livro ser incrível, é nele que a história começa.
Fim dos Jogos, Katniss conseguiu o que nenhum outro tributo conseguiu até hoje, trazer não só a si, mas como também Peeta de volta a seu distrito com vida, claro com a ajuda dele e de Haymitch, seu mentor. Então ela fica tranquila, depois que um tributo volta dos Jogos ele vive uma vida tranquila, em teoria. Porém as coisas estão diferentes, seu distrito começa a ser rigorosamente vigiado, com a presença de Pacificadores muita maior. Ela tem que se preocupar com Presidente Snow que não gostou nada se sua atitude nos Jogos e ainda enfrentar os constantes pesadelos ganhos pelo trauma sofrido na arena.
"Sei o que ele quer dizer. Pesadelos - que antes dos Jogos não me eram estranhos - agora me assolam assim que adormeço ... Tenho revivido versões do que aconteceu na arena."
Eles partem então para a Turnê da Vitória, onde os vitoriosos vão em cada distrito receber uma festa de cada um deles, um agradecimento, uma comemoração. Katniss se surpreende ao ver que não só o seu Distrito mudou, mas todos também, por que a partir dela, graças a atitude dela, os distritos começavam a se rebelar.
Presidente Snow quer concertar isso e Katniss tem que ajudá-lo, mesmo contra sua vontade. Porém, se ela achava isso tudo ruim, não imaginava o que estava por vir: Ela teria que voltar a arena.
Suzanne foi incrivelmente genial nessa livro, a construção de seu enredo está perfeita e a medita que você vai descobrindo as coisas você quer ler mais e mais, o que é comum nessa trilogia. O motivo de eu considerar esse livro o meu preferido da trilogia é exatamente esse, o enredo impactante, a ação que contém nele, o plano que é formado de forma que você não percebe até que aconteça, você fica curiosa, imaginando o que será, mas não consegue descobrir e principalmente o romance intenso que tem nesse livro.
"Estou sentindo novamente aquela coisa. Aquela coisa que só senti uma única vez antes. Beijei Peeta umas mil vezes durante aqueles Jogos e depois.Mas houve apenas um beijo que fez com que eu sentisse algo se agitando bem dentro de mim."
Katniss ainda não sabe interpretar o sentimento que tem por Peeta e a presença um pouco mais frequente de Gale nesse livro faz ela se confundir mais, porém, implicitamente Collins mostra de quem o coração de nossa protagonista pertence e isso é o mais interessante.
Suzanne continua com sua construção de personagens incríveis onde temos mais um plano astuto de Peeta, a agilidade de Katniss e a incrível inteligencia de Haymitch. Porém, temos novos personagens que merecem ser destacados. Finnick com sua sedução explicita e Johanna com seu jeito louco e enigmático, ambos fazem o enredo ficar muito mais interessante.
"Fico boquiaberta devido ao choque. Ninguém jamais fala esse tipo de coisa nos Jogos. Com toda a certeza eles fizeram um corte em Johanna, tiraram-na de cena na mesa de edição."
A história é tão emocionante que a cada hora surgirá uma pergunta diferente e por fim você ficará surpreso com o que Suzanne aprontou nesse livro. Como Katniss enfrentará a arena de novo? Será que ela vai se incluir na revolução ou seguir as ordens de Snow? Ela tem que pensar não só nela, mas como também em todos que ama. A pressão aumenta quando ela percebe que é um simbolo para o povo. O importante é se lembrar quem é o inimigo.
Quotes Extras:
"Peeta, eles trazem a gente para cá para lutar até a morte para se divertirem. - digo - Na boa, isso aqui não é nada em comparação a arena."
"Não é necessário. Meus pesadelos normalmente têm a ver com perder você. - diz ele. - Eu fico legal logo que percebo que você está aqui."
"Vou voltar para arena."
"- Então o que a gente devia fazer nos nossos últimos dias?
- Só quero passar todos os minutos posíveis do resto da minha vida com você - responde Peeta."
"Ou será que deveria dizer asas? Por que Cinna me transformou num tordo"
"Basta lembrar de quem é o inimigo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário