![]() |
imagem: lucasmafra.com |
O que seria a arte? Um quadro famoso? Um poema conhecido? Ou até, uma música muito bem criticada?
Antes de falar sobre o assunto deixe-me dar uma breve explicação sobre meu sumiço. Nesta primeira semana de Fevereiro teve a volta às aulas por todo país, porém para mim foi diferente, foi minha primeira semana da universidade, que sim, é completamente diferente, como todos dizem. Um mundo com horários diferentes, hábitos diferentes, em fim, novo. Com isso, me empolguei com o novo e esqueci do resto, claro que para ajudar eu me fiz o favor de me viciar em outra série: Teen Wolf, boa, assistam. Mas vamos ao que interessa.
Na aula de Comunicação Visual (Ah, estou fazendo Publicidade e Propaganda) a professora nos apresentou um assunto que despertou meu interesse: Gambiologia. Provavelmente você já deve ter feito algum tipo de gambiarra na vida não é? Colar alguma coisa solta com super bonder, colocar clips na barra da calça e por ai vai. Então você me pergunta: O que isso tem a vê com a arte?
Voltando a primeira pergunta, minha opinião sobre arte que foi compartilhada na sala de aula é a seguinte: Arte é uma revolução. É tudo que tem um certo significado, tudo que é reflexo do que acontece no mundo. Para exemplificar vamos falar de coisas chatas: Matérias de escola. Certa vez fiz um trabalho de literatura sobre Dadaísmo, tinha que falar sobre ele no movimento da vanguarda e tudo mais. Vendo o que pesquisei e o que os outros grupos fizeram, percebi que toda a arte fala através de si o que está acontecendo naquele período, que no caso do Dada era a Primeira Guerra Mundial, porque pensar na realidade se humanos estão se matando lá fora? Arte é a melhor maneira que temos que nos expressar, de dizer algo que tenha um significado, de revolucionar.
É aqui que volto a segunda pergunta. A Gambiologia reflete exatamente o que acontece em nosso tempo tecnológico, com facilidade ao acesso de várias coisas, independente de sua classe social. Com filmes dispostos para serem vistos somente com um clique quem irá preferir pagar para compra-lo? Com a internet pronta para divulgar seu trabalho por que eu vou pagar uma rádio para divulgar minha música? Ou a televisão para que eu apareça lá? Vivemos em um mundo independente onde a elite não consegue mais manter as classes menores em suas rédias. Então, antes que vocês se horrorizarem com a aparência da Gambiologia, eis o significado dela: Uma arte não precisa ser só de um artista, todos podem cooperar para o resultado final, podendo recriar o que já foi criado, reinventar, adaptar, improvisar, tornar as coisas mais fáceis. De uma forma popular: É um jeito bem brasileiro de ser.
Esse termo foi criado por artistas de Belo Horizonte que agradou os circuitos de artes plásticas e design.



Sim amigos, isso é arte! Quer um exemplo de arte contemporânea, aqui está!
O que eu achei mais interessante sobre esse conceito de gambiarra é por que é uma coisa comum, todo mundo faz e esse grupo conseguiu transformar isso em algo para ser mostrada posteriormente, uma arte sendo criada diante de nossas olhos e a gente nem vê. Se isso não é um espelho de grande parte dos brasileiros, então não sei o que é.
Para saber mais sobre o assunto, entre no site deles e vejam seus projetos e eventos, quem sabe você não possa ser um artista também?
Uau, adorei esse post! Olha, essas pessoas devem ser muito criativas. Eu sempre fico pensando de onde surge tanta criatividade, porque eu sou zero criatividade! Vamos combinar que tem umas coisas que dizem que é arte que são beeem nada a ver, mas a maioria é super legal.
ResponderExcluirTe indiquei pra uma tag, espero que goste!
Beijos,
http://eu-leiitora.blogspot.com.br/2014/02/tag-conhecendo-blogueira.html
exatamente isso que pensei quando a professora estava falando de arte, sabe quando surge aquele luz de ideia na cabeça, então precisei falar sobre isso aqui, tem coisas que dizem que é arte mas na verdade nao é kk vou la ver a tag amiga, brigada por sempre estar me indicando ;) Beijos.
ExcluirHey tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse lado da gambiara em forma de arte, hahaha confesso que amei!
E que santa criatividade em meu povo? Com certeza vou querer saber mais, vou dá uma olhada no site. Pensei que você fosse fazer jornalismo. Se eu não fizer psicologia com certeza vou fazer Publicidade e Propaganda.
Beijocas,
Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:
Poderia falar mais sobre seu curso aqui?
ExcluirNão, minha amiga é outra menina aqui do blog que está querendo fazer jornalismo kk' Muito interessante não? Se não fosse a aula não conheceria esse lado da gambiarra tão cedo. Que bom que se interessou Cindy, é bom conhecer coisas novas. E pode deixar, toda vez que conhecer algo interessante na aula falo aqui no blog, mas você quer que eu fale sobre o que aprendemos nesse curso é isso? Se quiser só me dizer que vou tentar explicar direitinho ;) Beijos e visito sim!
Excluir